Desde o conhecimento da falta de médico na Extensão do Centro de Saúde de Alcochete na Freguesia de Samouco, decisão que foi tomada sem ter em consideração as necessidades da nossa população, a Junta de Freguesia tem realizado vários contactos no sentido de encontrar resposta das entidades competentes, tendo como objectivo a resolução do problema com a necessária celeridade.
No passado dia 3 de Novembro, o Presidente da Junta de Freguesia foi recebido pela responsável dos recursos humanos do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho, tendo solicitado uma reunião com Sr. Director do agrupamento com carácter de urgência, que ontem foi agendada para dia 14 de Novembro.
Ainda no dia 3 de Novembro, a Junta de Freguesia, em conjunto com a Comissão de Utentes do Centro de Saúde, emitiram um comunicado, dando a conhecer, quer à população quer à Câmara Municipal, este assunto que muito nos preocupa e lamentando a falta de sensibilidade da tutela relativamente às necessidades da população do Samouco.
Constatando-se que a situação se mantém, o Presidente e o Secretário da Junta de Freguesia deslocaram-se, no dia de hoje, ao Centro de Saúde de Alcochete tendo sido recebidos pelo Dr. Carlos Afonso, responsável por aquela unidade de saúde.
Na reunião foi dada a informação que a situação da reposição do serviço médico aguarda decisão da ARS-LVT, estando previsto que o mesmo será efectuado por uma médica que se encontra em situação de reforma.
Foi ainda possível obter a informação que, de forma temporária e presumivelmente a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de Novembro, o serviço será assegurado pelos médicos do Centro de Saúde de Alcochete, apenas durante o período da manhã, não satisfazendo o mesmo as necessidades da nossa população.
De acordo com o responsável do Centro de Saúde de Alcochete, a falta de médicos é uma preocupação que tem vindo a ser comunicada à tutela, que teima em não dar a resposta adequada. Exemplo desta atitude é o facto de, numa altura em que existe a possibilidade de realizar contratos de trabalho directamente com os médicos, em Janeiro do presente ano foi proposto à ARS-LVT a contratação directa da Srª Drª Waleska Leal, não tendo sido dada qualquer resposta até ao presente momento.
Entendendo que a Extensão do Centro de Saúde de Alcochete na Freguesia de Samouco é uma unidade com condições para receber mais médicos e que só assim será possível dar resposta às necessidades da nossa população e aos problemas da inexistência de médico de família, a Junta de Freguesia estará, como tem estado desde a primeira hora, envolvida nesta luta, reivindicando junto das entidades competentes o direito a melhores serviços de saúde.
A Junta de Freguesia de Samouco